Chamada para artigos Réel n. 3 (2019)

Tema: « Homens e ideias em movimento : circulação de impressos e artefatos culturais (séculos XIX ao XXI) »

Data limite para submissão : 31/07/2019

 

Homens e ideias em movimento : circulação de impressos e artefatos culturais (séculos XIX ao XXI)

 

Em seu quarto ano, a RÉEL – revista da pós-graduação do Centre de recherches sur les pays lusophones, da Sorbonne Nouvelle – convida mestrandos e doutorandos em ciências humanas e sociais a uma reflexão interdisciplinar a respeito da circulação transatlântica de pessoas, objetos e ideias, suas características e desdobramentos, do século XIX aos dias atuais.

No movimento transatlântico de circulação de ideias que se iniciou no século XIX, a imprensa teve importância capital como espaço de debates diversos nos âmbitos nacionais e mundial. Ao mesmo tempo em que circulavam de um lado e de outro do Atlântico, os impressos (jornais, revistas, livros, etc.) participaram da formação de leitores num momento em que se começava a germinar em diversos países a ideia, e o ideal, de nação. Assim, constituíram instrumentos indispensáveis na consolidação do Estado-Nação. Da mesma forma, as trocas entre os meios intelectuais que ocorriam nos quatro cantos do planeta permitiram que as ciências que surgiam na altura − etnografia, taxonomia, sociologia, − e outras já existentes − geografia e a cartografia −, tivessem um desenvolvimento sem precedentes, contribuindo para o estabelecimento de fronteiras nacionais bem como para a formação cultural de jovens nações.

Na continuidade deste movimento circular de informações, no século XX, o desenvolvimento de um mundo globalizado, encerrando o propósito de integração internacional dos países nos âmbitos comercial, cultural, econômico e político, traz consigo a ideia de abertura de fronteiras. Paralelamente, essa abertura permite o estabelecimento das identidades nacionais criadas no século anterior e uma circulação massiva de pessoas entre os continentes. A evolução dos meios de comunicação, como o advento da televisão em meados do século XX, e o início da revolução da informação nos finais deste mesmo século, proporcionam mudanças em diversos níveis das relações humanas, e a possibilidade de interação e troca de ideias jamais vista num âmbito mundial.

Por fim, nesse início do século XXI, percebe-se que a circulação virtual e indiscriminada da informação poderia constituir perigo à soberania dos Estados. Ao mesmo tempo, os ideais de um mundo globalizado vão perdendo força e principia-se um processo de fechamento das fronteiras em diversos países. Crises humanitárias despontam e, com elas, questionamentos quanto à preservação das identidades nacionais.

Eixos sugeridos (não exaustivos) :

Espaços transatlânticos : territórios, fronteiras, geografia, cartografia.

Circulação de homens, ideias e objetos: viagens, impressos, traduções, cânones, meios intelectuais e redes de sociabilização.

Visões de si, visões do outro : memória, imaginário, alteridade, identidade, cultura e diplomacia.

Serão avaliados artigos atendendo às seguintes normas: cerca de 30 000 caracteres (incluindo espaços), fonte Times New Roman de tamanho 12, texto justificado e com entrelinha 1,5; título centralizado e em negrito; nome dos autores (máximo 2 pós-graduandos) alinhado à direita, com CVs resumidos em nota de rodapé; resumo de 150 palavras, de 3 a 5 palavras-chave; citações de até 3 linhas entre aspas no corpo do texto, citações longas destacadas do texto, sem aspas nem itálico, com recuo de 1,5 cm à direita e à esquerda, texto justificado, tamanho 11, entrelinha simples. Referências em nota de rodapé, sem bibliografia no fim do artigo.

Data limite para o envio dos artigos 31/07/2019.

E-mail: revuereel@gmail.com

Consultez les Consignes aux auteurs.

Comitê editorial: Jorge Borges, Paula Candido Zambelli, Nataly Jollant, Bruna Lago, Alexandra Montes, Fernando Petry.

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s